Saiba o que é ESG e entenda como aplicar o conceito na empresa?
Como o conceito de ESG está ganhando mais relevância no mercado, o melhor é compreender o quanto antes os motivos para tanta importância. A começar pela sigla, ESG (Environmental Social and Governance), significa em português, ambiental, social e governança.
Trata-se de um conjunto de práticas e critérios que visa avaliar o desempenho das empresas em relação a esses três aspectos, com o objetivo de criar valor a longo prazo e contribuir para um mundo mais sustentável.
Então, vamos entender um pouco mais a respeito neste artigo, conhecendo a origem do conceito, os princípios envolvidos e algumas das principais práticas em ESG.
Índice
1. Como surgiu o conceito ESG?
2. Quais os princípios do ESG?
3. Como aplicar ESG nos negócios?
4. Por que as práticas ESG são importantes para uma empresa?
4.1 O que acontece se a empresa negligenciar essas práticas?
5. Quais temas estão relacionados a ESG e quais os profissionais envolvidos?
6. Como o Genio Carbon pode favorecer práticas de ESG na sua empresa?
Como surgiu o conceito ESG?
A origem do conceito de ESG está relacionada à necessidade de se avaliar o desempenho das empresas além dos aspectos financeiros.
A origem do conceito ESG remonta à década de 2000, quando organizações internacionais passaram a criar critérios para avaliar o desempenho ambiental e social das empresas.
Esses critérios foram evoluindo ao longo dos anos e, atualmente, o ESG se baseia em três princípios fundamentais:
- preocupação com o meio ambiente;
- respeito aos direitos humanos;
- transparência e ética na governança corporativa.
Tudo isso porque as questões ambientais e sociais, bem como a governança corporativa, têm ganhado cada vez mais destaque na agenda global, com a preocupação crescente sobre o impacto das atividades humanas no meio ambiente e na sociedade.
Quais os princípios do ESG?
Os princípios do ESG incluem a adoção de práticas ambientais responsáveis, como redução das emissões de gases de efeito estufa e gestão adequada de resíduos.
Também incluem adotar práticas sociais responsáveis, algumas delas são:
- promoção da diversidade e inclusão;
- proteção dos direitos humanos;
- respeito às comunidades locais;
- adoção de boas práticas de governança corporativa, como a transparência, a prestação de contas e a responsabilidade dos gestores.
Como aplicar ESG nos negócios?
Para aplicar o conceito de ESG nos negócios, é necessário avaliar a empresa em relação a cada um dos três aspectos e definir metas e objetivos para melhorar o desempenho.
No entanto, é preciso também estabelecer indicadores de desempenho e monitorar regularmente os resultados.
Saiba também o que é pegada de carbono e como calcular. Afinal, medir a pegada de carbono traz indicadores fundamentais para o entendimento e combate da crise climática.
Por que as práticas ESG são importantes para uma empresa?
Em primeiro lugar, elas contribuem para a criação de valor a longo prazo, garantindo a sustentabilidade do negócio e a satisfação dos stakeholders. Além disso, elas permitem à empresa atrair e reter talentos, melhorar a reputação e a imagem da marca, e reduzir riscos financeiros e legais.
Vale lembrar que o conceito está em alta, afinal cada vez mais investidores e consumidores exigem das empresas um compromisso com a sustentabilidade e a responsabilidade social.
O que acontece se a empresa negligenciar essas práticas?
Empresas que não adotam práticas de ESG correm o risco de perder competitividade e de enfrentar sanções regulatórias.
Em geral, o conselho é não negligenciar o ESG. Além de ser uma demanda cada vez mais presente no mundo empresarial, a sustentabilidade e a responsabilidade social são valores fundamentais para a sociedade como um todo.
Quais temas estão relacionados a ESG e quais os profissionais envolvidos?
Entre os temas que têm relação com o ESG estão:
- gestão de resíduos;
- eficiência energética;
- igualdade de gênero;
- combate à corrupção;
- diversidade e inclusão.
São temas que permeiam assuntos como sustentabilidade ambiental, responsabilidade social, além de iniciativas corporativas com transparência e ética.
Já os profissionais que atuam em ESG podem ser de diversas áreas, desde meio ambiente, recursos humanos e relações institucionais, até governança corporativa.
Os profissionais de ESG são importantes para uma organização visto que são responsáveis por desenvolver e implementar políticas e práticas que garantam a sustentabilidade do negócio e a responsabilidade social da empresa.
Portanto, são profissionais que vão avaliar e monitorar o desempenho da empresa em relação aos aspectos ambientais, sociais e de governança, assim como identificar oportunidades de melhoria.
Como o Genio Carbon pode favorecer práticas de ESG na sua empresa?
O Genio Carbon é a plataforma aliada para ajudar empresas que desejam implementar práticas de ESG, já que oferece recursos e ferramentas para a elaboração de inventários de emissões de gases do Efeito Estufa e para o acompanhamento da jornada de descarbonização.
Então, entre em contato conosco e conheça a plataforma para saber como começar!