Como uma empresa pode reduzir ou compensar emissões de gases de efeito estufa?
Com o tema da sustentabilidade em alta e uma maior conscientização da sociedade, as empresas não estão mais indiferentes ao esforço coletivo contra o aquecimento global, até porque existem inúmeros outros benefícios em reduzir ou compensar emissões de gases de efeito estufa (GEE).
Fazer a compensação é importante porque gases como o dióxido de carbono, o metano e o óxido nitroso, quando liberados na atmosfera pela queima de combustíveis fósseis, têm favorecido no fenômeno das mudanças climáticas.
Porém, embora a compensação não seja obrigatória — no Brasil não é, por exemplo –, existem diversos acordos, como a COP27, e outros esforços coletivos cujo intuito é incentivar a redução da emissão de GEE de forma voluntária.
Você já fez algum pedido no iFood? Se sim, pode já ter notado que eles aderiram à compensação de carbono.
Isso porque quando o entregador parte para uma entrega, é enviada uma mensagem sobre a compensação. Esse é um exemplo simples que mostra o espaço desse tema no mercado. Aliás, é também possível conferir uma lista de empresas que já monitoram e reportam emissão de gases de Efeito Estufa.
Então, aproveite este artigo para saber mais sobre como um empresa pode fazer essa compensação.
Índice
1. Comprando de créditos de carbono
2. Fazendo compensações voluntariamente
3. Investindo em tecnologia limpa
4. Usando tecnologia para monitorar e reduzir emissões
Comprando de créditos de carbono
As empresas podem comprar créditos de carbono de projetos que reduzem ou neutralizem emissões de GEE. Esses projetos podem incluir o reflorestamento, a produção de energia limpa e renovável, entre outras ações.
Vale lembrar que um crédito de carbono é igual a uma tonelada de Dióxido de Carbono Equivalente (t CO2e). Quando se fala em comercialização, esse é o cálculo.
Portanto, cada crédito adquirido corresponde a uma tonelada de dióxido de carbono (tCO2e) que removida da atmosfera. Esse tipo de transação ajuda a financiar projetos de redução de GEE e também incentiva a transição para uma economia de baixo carbono.
Fazendo compensações voluntariamente
Podem ser desenvolvidas ações internas na empresa com finalidade de reduzir emissões, como supervisionar o cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos, praticar ações para reduzir desperdícios, incorporar ações de reciclagem ou até mesmo controlar o uso de combustível fóssil nos veículos corporativos.
Embora a implementação dessas ações envolva uma mudança de mindset por parte da gestão, ou até impacte sobre a cultura da empresa, é um começo de caminho. E pode facilitar outras mudanças que a empresa decida fazer mais adiante.
Para saber mais a respeito, conheça as estratégias Insetting e Offsetting.
Investindo em tecnologia limpa
As empresas também podem investir em iniciativas com base no consumo ou produção de energia limpa, alguns exemplos são:
- geração de energia solar;
- projetos de eficiência energética;
- transporte limpo, isto é, formas de transportar com menor impacto ambiental;
- captura de carbono.
Esses investimentos reduzem as emissões de GEE e ajudam a acelerar a transição para uma economia de baixo carbono.
Depois, são iniciativas observadas com bons olhos pelos consumidores, que demonstram o quanto a empresa está atenta às tendências de mercado, trazendo respostas com agilidade.
Usando tecnologia para monitorar e reduzir emissões
A redução das emissões de GEE pode ser feita de forma mais inteligente, optando pelo uso de tecnologias facilitadoras desse tipo específico de acompanhamento.
Um exemplo dessa solução é o uso de um software especificamente voltado para acompanhamento da emissão de gases de efeito estufa decorrente das atividades da empresa, como a plataforma Genio Carbon.
O melhor de optar por essa alternativa é poder contar com a organização de dados e informações de forma transparente, o que depois facilita muitos outros controles, permitindo a elaboração de relatórios importantes como o Inventário de Emissões da empresa.
É muito mais do que uma consultoria pode fazer, pois significa o uso de uma plataforma de tecnologia específica para acompanhar as emissões de gases decorrentes de processos e cadeias produtivas. Tudo feito de forma simples, segura e rastreada, gerando relatórios práticos por meio de cálculos precisos.
Então, agora que você sabe mais sobre como uma empresa pode reduzir ou compensar emissões de gases de efeito estufa, conheça a plataforma Genio Carbon. Certamente você vai entender melhor a jornada de descarbonização. Depois, é só entrar em contato para saber como começar.