O que é uma jornada de descarbonização, como fazer e quais as vantagens?
O primeiro passo para essa jornada é o mapeamento das emissões de gases do Efeito Estufa, com a realização do inventário
Quando uma empresa inicia uma jornada de descarbonização significa que vai se comprometer a cumprir metas, ao mesmo tempo em que faz o acompanhamento dos resultados em cada etapa do processo. Mas para compreender esse percurso, é preciso compreender também o que são gases poluentes, quais efeitos trazem para o equilíbrio ambiental e qual a relação deles com as atividades de uma empresa.
Primeiramente, temos de lembrar que todos os dias uma quantidade significativa de gases do Efeito Estufa (GEE) é lançada na atmosfera, principalmente, de dióxido de carbono (CO2), ou gás carbônico.
Assim, existem outros elementos gasosos que, em excesso, podem ser tão danosos quanto CO2, como o metano (CH4), óxido nitroso (N2O) e o hexafluoreto de enxofre (SF6).
Normalmente, esses gases são gerados pelas atividades industriais, queima de combustíveis fósseis, uso de fertilizantes, degradação do lixo, entre outras maneiras. Saiba mais sobre o assunto a seguir.
Índice
1. O que são Gases do Efeito Estufa?
2. O que significa “descarbonizar”?
3. Para as empresas, quais são os benefícios de adotar estratégias de descarbonização?
4. O que é uma “jornada de descarbonização” e como começar?
O que são Gases do Efeito Estufa?
Os gases citados acima são os principais gases do “Efeito Estufa”. Esse processo se assemelha ao mesmo efeito de uma estufa de vidro, que permite a entrada de luz, mas impossibilita a passagem dessas ondas de calor, fator que gera aquecimento.
Por si só, o Efeito Estufa é natural e, inclusive, fundamental para a manutenção da vida no planeta Terra.
O problema está no excesso de emissão desses gases, decorrentes das atividades humanas, que faz com que a temperatura na Terra aumente de maneira preocupante.
Nesse sentido, o aquecimento global traz inúmeras consequências como, por exemplo, os períodos longos de seca, derretimento de geleiras, inundações e o aumento de doenças respiratórias.
Por isso, a preocupação com a crise climática vem aumentando e é cada vez mais evidente o investimento em práticas de descarbonização.
O que significa “descarbonizar”?
A descarbonização refere-se à adoção de medidas que tem como objetivo reduzir as emissões de GEE geradas por um processo ou serviço.
Nas empresas, a descarbonização acontece através de estratégias como a substituição de matérias-primas com alta quantidade de carbono ou, por exemplo, com os novos produtos dando lugar a reciclagem de materiais, sempre que possível.
Uma medida de descarbonização que está muito em alta nos últimos tempos é a substituição de combustíveis fósseis por energias renováveis, por exemplo, levando em conta a crescente necessidade do consumo de energia elétrica.
Aproveite o tema e entenda melhor o que são estratégias insetting e offsetting.
No âmbito global, as metas de descarbonização são traçadas de acordo com a realidade de cada lugar, seja econômica ou social, para que se tornem, de fato, objetivos alcançáveis. Esse é um dos principais passos para um mundo sustentável.
Para as empresas, quais são os benefícios de adotar estratégias de descarbonização?
- Torna a empresa mais competitiva;
- Agrega valor ao negócio e melhora a imagem da empresa diante dos seus stakeholders;
- Abre novas oportunidades de negócios;
- Permite a adoção de processos produtivos mais econômicos e com maior eficiência energética;
- Faz com que a empresa assuma seu compromisso ambiental;
- Atrai o olhar de novos investidores;
- Facilita processos de licenciamento ambiental.
- A empresa colabora para a construção de um mundo melhor, fazendo sua parte para melhorar a condição climática do planeta.
O que é uma “jornada de descarbonização” e como começar?
Como o próprio termo já diz, é o percurso que um lugar, pessoa ou organização precisa cumprir até alcançar as metas de descarbonização e, posteriormente, monitorar os resultados.
Sendo assim, ao ingressar em uma jornada de descarbonização, a empresa pode se comprometer a inventariar suas emissões, reduzi-las ou compensar as emissões de todos os envolvidos na sua cadeia produtiva.
No caso da última alternativa, é necessário um olhar para todos os escopos de emissões (1, 2 e 3), com planos de ação voltados à redução e compensação dos gases oriundos não só de suas atividades, mas dos fornecedores, distribuidores de todas as etapas produtivas.
Agora, conheça abaixo a jornada de descarbonização do Grupo Ambipar:
O primeiro passo para essa jornada é o mapeamento das emissões de gases do Efeito Estufa, que só é possível com a realização do inventário de emissões de GEE. O inventário é o documento que vai quantificar as emissões diretas e indiretas dos gases do Efeito Estufa oriundas do processo produtivo da sua empresa.
Saiba mais sobre a pegada de carbono e como uma empresa pode calcular.
A partir do inventário, os próximos passos da jornada consistem no estabelecimento de metas e de estratégias para a redução ou compensação dessas emissões, que são os planos de mitigação.
Mas é claro que esse mapeamento exige constância, ou seja, deve ser realizado de tempos em tempos. Além disso, para realizar esse processo, é necessário contar com uma solução que traga eficácia, com precisão nos cálculos de emissões.
Essa solução é o Genio Carbon, plataforma para inventário e gestão de gases do Efeito Estufa (GEE), que oferece qualidade e assertividade no acompanhamento das emissões (escopos 1, 2 e 3).
O software mensura as emissões de gases de toda cadeia produtiva das empresas, permitindo a visualização da emissão de todos os GEE para cada relato cadastrado. E o melhor de tudo: oferecendo praticidade e transparência na coleta de dados.
Converse conosco e conheça a plataforma da Genio Carbon que é o primeiro passo para uma Jornada de Descarbonização eficiente. Tem dúvidas? Entre em contato para saber como começar!