Senado aprova projeto que regulamenta mercado de carbono no Brasil

Senado aprova projeto que regulamenta mercado de carbono no Brasil

 

O início de outubro trouxe boas notícias que promovem um futuro mais sustentável! No começo deste mês, a Comissão de Meio Ambiente do Senado aprovou por unanimidade o projeto de lei que estabelece a regulamentação do mercado de carbono no Brasil.

Então, continue a leitura, entenda sobre o novo projeto do mercado de carbono e qual é o papel do Genio Carbon nessa esfera. O projeto de lei é mais uma prova de que estamos diante da necessidade urgente de adotar estratégias de mitigação das mudanças climáticas. 

 

Do que trata o projeto?

Conforme o texto aprovado pelo Senado, as empresas que emitem mais de 10 mil toneladas de gases de Efeito Estufa por ano serão obrigadas a declarar suas emissões ao órgão responsável pela administração do mercado de carbono.

Saiba também como descobrir as principais fontes de emissões de GEE da sua empresa.

Além disso, essas empresas deverão declarar também quais foram as estratégias adotadas para a redução dessas emissões, seguindo um plano de monitoramento que também precisará ser aprovado.

 

O que é crédito de carbono?

O mercado de créditos de carbono é um sistema criado para combater as mudanças climáticas, incentivar a redução das emissões de gases de Efeito Estufa e promover práticas mais sustentáveis em empresas e países. Crédito de carbono é um certificado que representa a redução, remoção ou compensação de uma tonelada de emissões de dióxido de carbono (CO2) ou equivalentes de outros gases de efeito estufa da atmosfera. 

Esses créditos são emitidos como parte de programas e acordos internacionais destinados a reduzir as emissões de gases de Efeito Estufa e combater as mudanças climáticas.

A ideia principal do projeto é criar um sistema financeiro que incentive a redução das emissões de gases de Efeito Estufa.

Aproveite para descobrir também como empresas podem investir na economia de baixo carbono.

Dificuldade de quantificar emissões no Agro

Visando atender às demandar ligadas ao Agronegócio, a proposta do governo teve alterações, sendo a principal delas a retirada das atividades agrícolas primárias da regulamentação. Consequentemente, empresas envolvidas no cultivo de culturas e na criação de animais foram excluídas da regulamentação. 

De acordo com representantes do Agronegócio, existe uma dificuldade em quantificar as emissões oriundas das atividades do setor.

 

O papel do Genio Carbon na descarbonização das empresas

A declaração das emissões de gases de efeito estufa (GEE) por parte das empresas é fundamental por várias razões importantes, uma delas é a transparência e prestação de contas. Ao declarar suas emissões, as empresas demonstram transparência em relação ao seu impacto ambiental.

Isso permite que partes interessadas, como investidores, consumidores, reguladores e toda rede de stakeholders avaliem o desempenho ambiental das empresas e exijam responsabilidade por suas ações.

E o Genio Carbon foi criado justamente para facilitar esse processo e guiar as empresas em sua jornada rumo à descarbonização, abrangendo as fases cruciais desse processo: desde a mensuração, até a compensação de emissões. 

Nossa plataforma de inventário e gestão de gases do Efeito Estufa facilita a elaboração de inventários e acompanhamento das emissões, em uma interface intuitiva e prática.

Além disso, a nossa consultoria em inventários e gestão de gases do Efeito Estufa, junto a plataforma Genio Carbon, alia empresas ao universo ESG, auxiliando a encontrar o melhor caminho para mitigar as emissões de gases do Efeito Estufa.

E por fim, na última etapa da jornada de descarbonização, o Genio Carbon oferece a praticidade do marketplace para compensação das emissões com créditos de carbono, com poucos cliques e em um processo fácil e rápido.

Entre em contato conosco, conheça nossos serviços e dê o primeiro passo rumo à sua jornada de descarbonização!