Genio Carbon tem missão cumprida na primeira Refeno Carbono Zero

 

 

Genio Carbon tem missão cumprida na primeira Refeno Carbono Zero

 

A competição da 34ª Regata Recife-Fernando de Noronha (Refeno) agitou o Marco Zero do Recife na última semana. Uma frota de mais de 90 embarcações partiram em direção ao arquipélago de Fernando de Noronha, em uma travessia de 300 milhas náuticas (aproximadamente 560 km). A regata contou com cerca de 750 velejadores, em 88 embarcações de 15 estados brasileiros e mais dois países, Argentina e África do Sul. A grande novidade da Refeno 2023 foi a sustentabilidade entre as propostas do evento, com o apoio do Genio Carbon. Continue a leitura e confira como foi a jornada de descarbonização!

Os organizadores da Refeno, cujo campeão foi o veleiro Adrenalina Pura, expressaram sua satisfação com o evento durante uma entrevista realizada no Conselho Distrital. Na ocasião, também confirmaram a realização da 35ª edição da Refeno 2024. A data de partida está marcada para o dia 28 de setembro do próximo ano.

Juntamente com os vencedores do Fita Azul Adrenalina Pura e das diversas categorias, também foram entregues as premiações especiais, tradição da Refeno. Vale destacar que todos os troféus foram cuidadosamente elaborados pelo renomado artista plástico pernambucano Deivison Valdevino. A cerimônia de premiação dos vencedores deste ano aconteceu no Forte Nossa Senhora dos Remédios, com a Refeno sendo promovida pelo Cabanga Iate Clube.

Clique e confira a lista de classificação completa da 34ª Refeno

Andreia Oliveira, Head de Sustentabilidade da Ambipar Technologies na Refeno, em uma palestra com o tema Sustentabilidade e Mudanças Climáticas no contexto Náutico

Índice

1. Genio Carbon na Refeno: 1ª edição carbono zero
2. Emissões de gases do Efeito Estufa mapeados no evento
3. O processo de descarbonização

 

Genio Carbon na Refeno: 1ª edição carbono zero

A grande novidade da edição deste ano foi a sustentabilidade entre as propostas do evento. Com o apoio do Genio Carbon, a Refeno 2023 é a primeira regata oceânica carbono zero da América Latina. Além de medir as emissões de gases do Efeito Estufa do evento, o Genio Carbon, em parceria com a Ambify, também realizou a compensação dessas emissões. 

Embora a modalidade da Refeno seja ecologicamente consciente, por ser um evento à vela, a regata envolve diversas operações que geram emissões de gases do Efeito Estufa. Apenas o barco de apoio, responsável pelo suporte logístico aos participantes da regata, consome aproximadamente 5.000 litros de óleo diesel. Confira abaixo tudo o que o Genio Carbon mapeou.

 

Emissões de gases do Efeito Estufa mapeados no evento

Confira abaixo quais emissões foram identificadas na realização da Regata:

  • consumo de energia elétrica;
  • uso de geradores;
  • consumo de alimentos;
  • viagens de avião realizadas pelos participantes;
  • combustível utilizado nas embarcações;
  • combustível utilizado no transporte de materiais e equipamentos dos fornecedores;
  • deslocamento dos colaboradores do evento;
  • destinação dos resíduos sólidos;
  • destinação dos efluentes líquidos.

Totem do Genio Carbon na Refeno 2023

Leia também: Com o Genio Carbon, Refeno é a primeira regata a medir CO²

 

O processo de descarbonização

A avaliação das emissões foi realizada abrangendo todos os escopos, ou seja, considerando todas as categorias de emissões de gases do Efeito Estufa. Para esse mapeamento, o Genio Carbon utilizou a própria calculadora de emissões de GEE.

Para a contabilização de gases do Efeito Estufa, nossa equipe entrou em contato com a produção do evento para ficar a par de toda a programação e colaboradores envolvidos. O objetivo também foi entender todo o processo de montagem da estrutura da Refeno.

Com a agenda repleta de eventos, a Refeno teve todas as atividades contabilizadas individualmente, em um trabalho minucioso, desde a coletiva de imprensa, antes mesmo da abertura.

Por fim, a compensação de todas as emissões de GEE do evento foi realizada pelo Genio Carbon em parceria com a Ambify, com créditos de Carbono. No total, foram compensadas compensado 139.155 kgCO2e.

Certificado de compensação de emissões da 34ª Refeno

Com certeza, meta cumprida“, declara Raphael Marques, do setor de Tecnologia da Ambipar Technologies. “Foi um desafio à parte, pois precisamos entender toda metodologia voltada para eventos. Diante disso, desenvolvemos nossa calculadora da pegada de Carbono“, finaliza.

O envolvimento da Genio Carbon na Refeno 2023 marca um avanço significativo em direção à redução das emissões de carbono na indústria náutica. A Refeno 2023 fica marcada como um evento para inspirar competições esportivas e outras atividades a seguirem o mesmo caminho sustentável.