Governo define novas regulamentações referentes às mudanças climáticas
No dia 6 de junho, foram publicados cinco Decretos que visam estabelecer e fortalecer a estrutura institucional para combater as mudanças climáticas no Brasil.
Esses decretos estabelecem Conselhos, Comissões e Comitês responsáveis pela implementação das políticas brasileiras de combate às mudanças climáticas, dando poderes, definindo competências e garantindo a participação de atores públicos e privados envolvidos.
Decreto número 11.546
Cria o Conselho Nacional para a 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP-30), que será realizada no Brasil.
Esse Conselho terá a responsabilidade de coordenar a logística e as atividades da COP-30, além de estabelecer a estrutura de governança e deliberação para a preparação e acompanhamento do evento. A coordenação ficará a cargo da Casa Civil, contando com a participação dos Ministérios das Relações Exteriores, Planejamento, Meio Ambiente e Cidades.
Decreto número 11.547
Cria o Comitê Técnico da Indústria de Baixo Carbono, com o objetivo de promover a articulação entre órgãos e entidades, tanto públicas como privadas, para implementar, monitorar e revisar políticas públicas, iniciativas e projetos que estimulem a transição para uma economia de baixo carbono no setor industrial do país.
Apesar de sua natureza consultiva, o comitê terá uma composição sólida, coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), e contará com a participação de dez ministérios, além de representantes de associações setoriais, empresariais e sindicais em nível estadual e federal.
Decreto número 11.548
Estabelece a Comissão Nacional para Redução das Emissões de Gases de Efeito Estufa Provenientes do Desmatamento e da Degradação Florestal, Conservação dos Estoques de Carbono Florestal, Manejo Sustentável de Florestas e Aumento de Estoques de Carbono Florestal (REDD+).
Essa comissão terá a responsabilidade de coordenar, acompanhar, monitorar e revisar a Estratégia Nacional para REDD+ e coordenar a elaboração dos requisitos para acesso a pagamentos por resultados de REDD+ no país, reconhecidos pela Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima.
A comissão será presidida pelo Ministério do Meio Ambiente e contará com representantes de outros nove ministérios, entidades estaduais de meio ambiente, povos indígenas e comunidades tradicionais, entre outros.
Decreto número 11.549
Por sua vez, promove alterações para fortalecer o Fundo Nacional sobre Mudanças Climáticas.
Por fim, o Decreto número 11.550 trata do Comitê Interministerial sobre Mudança do Clima (CIM), cujo objetivo é acompanhar a implementação de ações e políticas públicas no âmbito do Poder Executivo Federal relacionadas à Política Nacional sobre Mudança do Clima (PNMC).
Com a finalidade de fortalecer a governança climática e impulsionar a implementação de ações que abordem os desafios das mudanças climáticas no Brasil, os decretos recentemente publicados são um passo significativo.
Essas medidas demonstram uma postura proativa do país em relação às negociações da COP28, buscando soluções globais para a crise climática.
Saiba mais sobre este e outros assuntos em nas notícias do nosso site. Você também pode entrar em contato conosco e tirar dúvidas sobre a plataforma Genio Carbon, um software com grande potencial para auxiliar especificamente o processo de transição para uma economia de baixo carbono.