Inventário de gases de efeito estufa: o que é, para o que serve e como fazer?

Inventário de gases de efeito estufa (GEE)

Inventário de gases de efeito estufa: o que é, para o que serve e como fazer?

 

A preocupação com a emissão de gases de efeito estufa (GEE) é crescente na sociedade atual. Empresas de diferentes setores têm buscado medidas para minimizar suas emissões e contribuir com ações para um futuro mais sustentável.

Uma das ferramentas mais importantes nesse sentido é o inventário de gases de Efeito Estufa, que permite a identificação das fontes de emissão de GEE e a definição de estratégias para reduzi-las. Saiba todos os detalhes a respeito do tema agora.

Índice

1. Definição de Inventário de Gases de Efeito Estufa
2. Para que serve o inventário?
3. Quem deve fazer o inventário de gases de Efeito Estufa?
4. Como é feito o inventário de GEE?
5. Escopos do inventário de GEE
6. O que são Selos do Inventário?
6.1 Quais benefícios traz para a empresa?
7. Outros desdobramentos que beneficiam a empresa

 

Definição de Inventário de Gases de Efeito Estufa

O inventário de gases de Efeito Estufa é um documento que quantifica as emissões de gases que contribuem para o aquecimento global, como o dióxido de carbono (CO2), metano (CH4) e óxido nitroso (N2O), entre outros.

É importante destacar que o inventário é um relatório que descreve as fontes de emissão de GEE, além de quantificá-las.

 

Para que serve o inventário?

Para que serve o Inventário de gases de efeito estufa

O inventário de gases de Efeito Estufa serve para quantificar as fontes de emissão de GEE da empresa em suas atividades, bem como identificar oportunidades de melhoria em processos e redução de custos.

Além disso, é uma ferramenta importante para avaliar o desempenho ambiental da empresa e demonstrar transparência em relação às suas emissões.

Saiba também por que a descarbonização é importante para as empresas.

Quem deve fazer o inventário de gases de Efeito Estufa?

O inventário de gases de Efeito Estufa deve ser feito por todas as empresas que desejam medir e reduzir suas emissões de GEE. A responsabilidade pela elaboração do inventário de GEE pode variar de acordo com o porte e a estrutura da empresa. Em geral, é recomendado que empresas de grande porte realizem inventários anuais, enquanto as de menor porte podem optar por inventários bienais ou trienais. Entretanto, vale lembrar que recomenda-se que o monitoramento/gerenciamento de emissões seja realizado mensalmente, visando identificar possíveis ajustes na trajetória e se certificar de que a empresa está no caminho certo.

 

Como é feito o inventário de GEE?

O inventário é feito por meio de um processo que envolve a identificação das fontes de emissão, a coleta e organização de dados sobre as atividades da empresa e a aplicação de fatores de emissão para calcular as emissões de gases de Efeito Estufa.

É importante ressaltar que o inventário deve seguir metodologias e diretrizes estabelecidas internacionalmente, como o GHG Protocol, para garantir a confiabilidade e comparabilidade dos resultados.

 

Escopos do inventário de GEE

O inventário de GEE pode ser dividido em três escopos, de acordo com as fontes de emissão:~

  • Escopo 1: refere-se às emissões diretas de GEE decorrentes das atividades da empresa, como a queima de combustíveis fósseis em equipamentos e veículos próprios.
  • Escopo 2: refere-se às emissões indiretas de GEE decorrentes da produção de energia elétrica adquirida pela empresa.
  • Escopo 3: refere-se às emissões indiretas de GEE decorrentes de atividades da empresa que estão fora do seu controle, como a produção de matérias-primas e o transporte de produtos.

 

O que são Selos do Inventário?

Exemplos de selos GHG Protocol, Inventários de Gases de Efeito Estufa (GEE)
Exemplos de Selos | Fonte: INMETRO

Os Selos do Inventário, de acordo com o Programa GHG Protocol, são certificações concedidas às empresas que elaboram e relatam seus inventários de emissões de gases de efeito estufa com base nas diretrizes estabelecidas pelo programa.

O selo Bronze é concedido às empresas que elaboram o inventário de forma completa, mas não passam por uma verificação independente.

O selo Prata é concedido quando o inventário é verificado independentemente, e o selo Ouro é concedido quando o inventário é verificado e atinge o mais alto nível de transparência e exatidão.

Esses selos são uma forma de reconhecimento do esforço das empresas em medir, gerenciar e relatar suas emissões de gases de efeito estufa de forma responsável e transparente.

 

Quais benefícios traz para a empresa?

Um inventário bem elaborado pode identificar oportunidades de redução de emissões e de eficiência energética, o que pode gerar economias financeiras significativas.

Alguns dos benefícios de fazer um inventário de emissões incluem:

  • identificação de fontes de emissões: ajuda as empresas a identificar as fontes de emissões de GEE em suas operações, incluindo aquelas associadas à energia, transporte, produção, resíduos e outros processos. Isso ajuda a entender onde estão as oportunidades para reduzir as emissões;
  • estabelecimento de uma linha de base para as emissões da empresa: permite que a empresa avalie seu progresso ao longo do tempo na redução de emissões e melhore seus objetivos de sustentabilidade;
  • redução de custos: traz á tona oportunidades para reduzir as emissões de GEE pode ajudar a reduzir custos operacionais, além de melhorar a eficiência energética, gerando uma economia relevante a longo prazo;
  • fortalecimento da reputação: porque é uma demonstração de compromisso com a redução de emissões de gases de efeito estufa, o que melhora a imagem pública do negócio e a reputação no mercado. Isso é importante para conquistar clientes, atrair investimentos e favorece a fidelização tanto de clientes quando de colaboradores;
  • conformidade regulatória: em muitos países, existem leis e regulamentos que exigem que empresas e organizações relatem suas emissões de GEE. Sendo assim, fazer um inventário ajuda as empresas a cumprir essas obrigações regulatórias e evitar multas ou outras sanções.

 

Outros desdobramentos que beneficiam a empresa

Os desdobramentos da iniciativa também favorecem a mitigação de riscos ambientais e representam uma grande oportunidade de entrar no mercado de carbono e gerar créditos de carbono.

Algumas empresas que já obtiveram os Selos do Inventário incluem a Petrobras, a Coca-Cola Brasil, a Klabin, a Natura e a Braskem.

O Genio Carbon é a plataforma para inventários e monitoramento de gases do Efeito Estufa que permite a coleta de dados e análise de resultados de forma eficiente e prática, trazendo transparência e credibilidade ao processo.

Entre em contato conosco, conheça nossa plataforma e potencialize sua jornada de descarbonização!