Conheça empresas que já monitoram e reportam emissão de gases de Efeito Estufa
As pessoas e as empresas são importantes atores no que diz respeito a emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), que prejudicam o meio ambiente. Contudo, hoje em dia as organizações têm tido uma preocupação maior em relação a essa questão. Várias são as empresas que já monitoram e reportam emissão de gases de Efeito Estufa.
Como sabemos, o uso de combustível fóssil, o consumo de energia elétrica cuja fonte é poluente e os resíduos gerados pelas atividades das empresas são prejudiciais para o equilíbrio ambiental.
Por essa razão, empresas andam buscando iniciativas para compreender como poluem e como podem medir essa poluição, ou seja como medir as emissões de gases de Efeito Estufa.
Neste artigo, vamos apontar empresas que já monitoram e reportam a emissão de gases de Efeito Estufa, bem como o quais são esses gases e quais as vantagens de emitir relatórios dessa emissão.
Índice
2. Para que servem os inventários de GEE?
3. Empresas que já monitoram e reportam emissão de gases de efeito estufa
4. Quais as vantagens de publicar um inventário de emissão GEE?
5. Como iniciar a empresa na prática de descarbonização?
O que é emissão de GEE?
A emissão de GEE pode ocorrer a partir de diversas atividades, alguns exemplos são:
- queima de combustíveis oriundos do petróleo;
- queima de combustíveis para geração de energia;
- resíduos de atividades agrícolas,
- resíduos industriais;
- desmatamento.
Esses gases têm a capacidade de reter calor na atmosfera, que somado às atividades humanas, fazem com que o acúmulo seja cada vez maior. Isso potencializa o Efeito Estufa, que por sua vez favorece e aumenta o aquecimento global.
Aproveite para compreender de uma vez o que é Pegada de Carbono e como calcular.
Tendo em vista que todas essas atividades contribuem para potencializar o impacto ambiental, a elaboração de Inventários de Emissões de Gases de Efeito Estufa é uma das primeiras medidas dentre as que podem ser tomadas por empresas para conseguir atuar conscientemente na preservação do meio ambiente.
Para que servem os inventários de GEE?
Por meio desse inventário, é possível mapear as origens dos GEE de acordo com o país, estado, cidade, empresas, setor econômico e atividades, e com isso, fazer um monitoramento e registro muito mais preciso a cada ano.
Isso porque existem uma maior consciência por parte das empresas sobre as mudanças climáticas e uma percepção acerca da pressão social por iniciativas das organizações players do mercado.
É fato que essa pauta tem ganhado espaço em escala global, o que força líderes mundiais a se posicionarem. Isso significa uma maior conscientização sobre o assunto, portanto iniciativas como a mensuração dos gases poluentes e os inventários são passos iniciais. E têm sido tomadas no sentido de favorecer a redução desses elementos na atmosfera.
No Brasil, não é diferente. Visando uma economia de baixo carbono, diversas organizações brasileiras têm entendido a importância dessa pauta e divulgado seus inventários de emissões de gases de Efeito Estufa.
Conheça também algumas estratégias adotadas pelas empresas, saiba o que são estratégias Insetting e Offsetting.
Empresas que já monitoram e reportam emissão de gases de efeito estufa
A Petrobrás, empresa conhecida em todo mundo pela exploração de gás e petróleo em mares profundos, e a Vale, empresa de mineração com filiais em todo o mundo, são exemplos de grandes empresas que já publicaram inventário com emissão de GEE.
Outros exemplos são:
- AMBEV S/A: com inventários publicados em 2008, 2009 e 2021;
- ALGAR Telecom: inventários publicados em 2016, 2017, 2018, 2019, 2020 e 2021;
- ACHÉ Laboratórios S/A: inventários publicados em 2014 e 2015;
- MOURA Acumuladores Moura S/A: com seus últimos inventários publicados em 2020 e 2021.
É também possível conferir outras empresas diversas que já fizeram suas publicações acessando a página do Registro Público de Emissões da Fundação Getúlio Vargas.
Quais as vantagens de publicar um inventário de emissão GEE?
Ao aderir ao inventário de emissão de GEE, as organizações podem obter vantagens em diversos setores, além dos ambientais, como o setor econômico e legal.
Essa iniciativa faz com que a empresa reafirme o seu compromisso com a sustentabilidade, fazendo com que ela se destaque em questões competitivas.
Dessa forma, a organização consegue:
- atingir novos mercados e ampliar sua atuação;
- adequar-se e antecipar-se às alterações legislativas sobre questões ambientais;
- obter o selo ambiental;
- conseguir fazer parte do mercado do carbono;
- compensar a emissão de Gases de Efeito Estufa.
Como iniciar a empresa na prática de descarbonização?
A Genio Carbon pode te ajudar nisso. Somos uma empresa especializada em orientar a descarbonização de outras organizações, além de facilitar na elaboração do inventário de emissão de gases de efeito estufa.
Acesse o site para conhecer a nossa Plataforma e compreender melhor o que é uma jornada de descarbonização. E então, logo você vai saber por onde começar e como fazer a diferença. Tem dúvidas? Entre em contato com a nossa equipe.