O que são estratégias Insetting e Offsetting?

O que são estratégias Insetting e Offsetting, redução de carbono

O que são estratégias Insetting e Offsetting

Estratégias de descarbonização ficam evidentes com a crescente busca pelo movimento Net Zero

 

É cada vez mais nítido o compromisso das empresas com a adoção de medidas para reduzir suas emissões de gases do Efeito Estufa (GEE), pensando tanto nas mudanças climáticas, quanto no seu posicionamento diante de seus stakeholders.

De acordo com o GHG Protocol (Greenhouse Gases Protocol, uma das principais ferramentas para a identificação e cálculo de emissões de GEE), essas emissões estão classificadas em três escopos.

Porém, antes de entrarmos no assunto Insetting X Offsetting, vamos entender a diferença que existe nas emissões.

Índice

1. Diferença entre os tipos de emissões de GEE
1.1 Escopo 1 – emissões diretas
1.2 Escopo 2 – energia indireta
1.3 Escopo 3 – outras emissões indiretas
2. Movimento Net Zero
3. O que é crédito de carbono?
4. Estratégias Offseting
5. Estratégias Insetting
5.1 Resumos de ambas as estratégias

Diferença entre os tipos de emissões de GEE

 

Tipos de emissão de gases de efeito estufa

Escopo 1  – emissões diretas

São as emissões decorrentes diretamente do processo produtivo da empresa, de fontes que são controladas pela entidade. Um exemplo de emissões do escopo 1 é a combustão de veículos da empresa e as fontes de calor.

Escopo 2 – energia indireta

No escopo 2, estão as emissões ligadas à geração de eletricidade utilizada por uma entidade, mas que ocorrem em fontes controladas por outra entidade.

São exemplos:

  • vapor;
  • calor;
  • resfriamento.

Escopo 3 – outras emissões indiretas

Tratam-se de todas as emissões indiretas não incluídas no escopo 2, de fontes sobre as quais a empresa não possui controle direto.

Não verdade, são uma consequência das atividades de uma entidade, mas que ocorrem em fontes controladas por outra entidade. Alguns exemplos são:

  • matéria-prima adquirida;
  • deslocamento dos colaboradores;
  • uso de transporte público;
  • uso de produtos/serviços comprados.

Movimento Net Zero

 

Movimento Net Zero

Além da realização dos inventários de GEE, para medir as emissões decorrentes dos processos produtivos, as empresas ainda têm outras possibilidades de impactar positivamente a natureza, seja com o apoio aos projetos de carbono ou alinhando métodos de descarbonização às suas operações.

Aproveite para saber mais sobre como compensar a pegada de carbono.

Seguindo essa linha, o movimento Net Zero vem ganhando cada vez mais espaço no mundo corporativo. Esse é um modelo econômico sustentável ligado ao comprometimento com foco na redução de GEE na atmosfera.

Traduzida, a expressão completa significa “zerar as emissões líquidas de gases do Efeito Estufa“.

Portanto, estabelecer metas Net Zero significa, primeiramente, reduzir ao máximo a emissão de GEE e, a partir de então, neutralizar as emissões residuais (aquelas que não foram possíveis eliminar).

E nessa crescente busca pelo movimento Net Zero, entram as estratégias de descarbonização offsetting ou insetting.

Antes de discorrermos sobre a diferença entre essas duas abordagens, precisamos lembrar o que é crédito de carbono. Veja a seguir.

O que é crédito de carbono?

 

O que é crédito de carbono

As empresas que não conseguem reduzir as emissões de gases do Efeito Estufa, podem compensar parte delas comprando créditos de carbono.

Assim, cada crédito de carbono corresponde a uma tonelada de Dióxido de Carbono Equivalente (t CO2e). Essa é a medida levada em consideração para calcular a redução de GEE e seu valor de comercialização.

Saiba mais detalhes sobre como funciona o que é crédito de carbono e como funciona esse mercado.

Agora sim. Vamos para a diferença entre estratégias de descarbonização Insetting e Offsetting.

Estratégias Offseting 

Estratégias Offsetting são aquelas voltadas à compensação das emissões residuais de uma empresa por meio da compra de créditos de carbono, nos mercados regulados e voluntários.

Alguns exemplos desses mercados são:

  • Clean Development Mechanism (CDM);
  • Verified Carbon Standard (VCS).

Nesse sentido, as empresas que compram créditos de carbono estão apoiando projetos que passaram por aprovação e monitoramento para ter certeza que colaboram para a redução de GEE.

Outro ponto é que os preços dos créditos levam em conta que uma tonelada de dióxido de carbono, o equivalente a um crédito de carbono. 

Vale lembrar que as estratégias offsetting podem ser utilizadas somente para compensar as emissões residuais (que não podem ser evitadas). Já para atingir as metas Net Zero, as empresas passaram a planejar a gestão de emissões dentro da própria cadeia de valor (Escopo 3). E é aí que surgem as estratégias Insetting.

Estratégias Insetting

 

estratégias Insetting

O inserting é um modelo de descarbonização cuja estratégia é promover a compensação das emissões de GEE de uma organização dentro de sua própria cadeia de valor. O insetting está ligado às emissões do escopo 3.

Um exemplo é a iniciativa da empresa brasileira Natura que desenvolveu seu projeto de compensação de carbono dentro da sua própria cadeia produtiva.

O projeto remunera famílias de pequenos agricultores pela compra de insumos, distribuição de benefícios e pelo serviço de conservação ambiental. A iniciativa pertence ao Programa Carbono Neutro.

Resumos de ambas as estratégias

Resumidamente: se as emissões residuais são compensadas através de iniciativas desenvolvidas dentro da cadeia de valor, estamos falando do insetting.

Por outro lado, se as emissões de GEE são compensadas com a compra de créditos de carbono, estamos falando de offsetting.

O offsetting tem sido uma estratégia evidente em muitas empresas que buscam atingir suas metas sustentáveis, por apresentar ser menos trabalhoso.

Além disso, por trazer a garantia de um investimento em projetos de alta qualidade, as estratégias insetting requerem maior planejamento, monitoramento e liderança para que haja êxito. Isso porque os projetos podem levar anos até a conclusão.

Por fim, ambas abordagens apresentam oportunidades eficazes para empresas que estão em busca de uma trajetória de economia de baixo carbono no seu negócio.

Acima de tudo, vale lembrar que realização do Inventário de Emissões de GEE é o primeiro passo para que uma empresa possa analisar como as suas atividades impactam o meio ambiente.

E, assim, identificar estratégias para contribuir para o combate às mudanças climáticas, já que é o relatório de mapeamento das emissões.

Conheça a plataforma da Genio Carbon para entender melhor a jornada de descarbonização e entre em contato para saber como começar.