Veja por que o Genio Carbon traz credibilidade aos seus inventários
Conheça as certificações concedidas ao software de gestão de gases do efeito estufa da Ambipar Bleu
O Genio Carbon foi desenvolvido para trazer mais competitividade e inovação para empresas que acreditam em um mundo melhor.
A ideia de criar um software para simplificar o registro de relatos de toda a cadeia produtiva e facilitar a gestão e monitoramento dos gases do efeito estufa sempre esteve ligada ao entendimento de que a plataforma deve seguir algumas diretrizes.
Mesmo antes do lançamento oficial do Genio Carbon, um dos objetivos foi concluído com sucesso: estar em conformidade com todos os requisitos que fazem do Genio Carbon um software que traz credibilidade aos inventários. Para que isso acontecesse, a plataforma foi submetida a auditorias específicas e independentes para a certificação de serviços e processos.
O software foi validado pela certificadora multinacional SGS, líder mundial em inspeção verificação, testes e certificação. Reconhecida por ser uma referência em qualidade e integridade, a SGS atua no Brasil desde 1938 e oferece um amplo portfólio de soluções para todos os segmentos de mercado em nível nacional.
O principal objetivo da multinacional é gerar confiança entre pessoas, empresas, instituições e governos. Após validado pela SGS, o Genio Carbon tem certificação para operar dentro de programas de comércio de emissões e gerar inventários com muito mais precisão. Essa validação reforça o compromisso em operar de forma sustentável.
O Genio Carbon também está em conformidade com os cinco princípios de contabilização do GHG Protocol Corporate Accounting and Reporting Standard:
- relevância;
- completude;
- transparência;
- precisão e consistência.
E também de acordo com a norma da Organização Internacional para Padronização 14064-1:2018 e a ISO 14064-3:2019.
O mapeamento das emissões de GEE da plataforma segue a identificação de limites organizacionais e operacionais das empresas segundo o Programa Brasileiro GHG Protocol, que possibilita a criação de inventários específicos, de acordo com o produto comercializado, matéria-prima ou serviço prestado
Criado em 2008, o Programa Brasileiro GHG Protocol surgiu para adaptar o método GHG Protocol ao contexto brasileiro e para o desenvolvimento de ferramentas de cálculo para estimativas de emissões de gases do efeito estufa.
Tendo como objetivo principal incentivar a cultura corporativa de inventário de emissões de GEE no Brasil, o programa oferece aos participantes acesso a instrumentos e padrões de qualidade internacionais para contabilizar as emissões e publicar os inventários.
Sendo assim, o Genio Carbon foi validado pelo Programa Brasileiro GHG Protocol em todos os escopos.
Então, o software está em processo contínuo de ampliação. A gestão de planos e metas com base nos dados dos inventários; estratégias de redução de carbono e a compensação das emissões através do mercado de créditos de carbono são alguns pontos que ainda estão nos objetivos ligados ao aprimoramento do Genio Carbon.
É importante ressaltar que a realização de inventário permite não só que as empresas visualizem novas chances de negócio no mercado de carbono, mas também que atraiam novos investimentos.
E, assim, alcancem engajamento em projetos eficientes tanto no âmbito econômico, quanto operacional.
Além disso, reforça o compromisso da empresa com a sustentabilidade e responsabilidade socioambiental.
Quer saber mais? Entre em contato agora mesmo com um de nossos especialistas!